-
Arquitetos: Form_art Architects
- Área: 115 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Tim Soar
Descrição enviada pela equipe de projeto. A ideia dos becos serviu como ponto inicial para a Caixa Preta, além da sua localização física. Em contraste com a arquitetura tradicional de tijolos com pequenas janelas e pouca luz natural, o projeto se preenche de luz mas respeita a linguagem conceitual de uma "caixa sólida".
O projeto conta com um pátio de acesso e uma escada que são chaves para o propósito de gerar luz no coração da casa. Como resultado do espaço físico que é gerado no jardim, as qualidades efêmeras criadas são "emprestadas", por assim dizer. Essencialmente isto se refere à luz e suas vistas, com a escada servindo como uma viagem, ao subir, através da claraboia. Isto descreve-se de melhor forma como camadas de vista e o "ressalto" da luz dentro da casa.
Simultaneamente desenvolvida como uma casa-galeria e vice-versa, o desenho é a continuação do trabalho de Form_art com artistas e galerias. O volume do espaço esculpido para expressar o recinto de tijolo permite que o interior se mantenha como uma caixa "flutuante" de cor branca, suspensa para expressar ainda mais a linguagem dos interiores.
O projeto serve como um depoimento do ethos de trabalho da Form_art. Este processo proporciona uma completa liberdade artística como projetista e cliente, portanto, não existe um foco sem concessões desde o desenho inicial até sua finalização.